Visite nossa galeria de fotos! E fique por dentro de tudo que rola na Oficina de Produção Textual: Tecendo Argumentos[...]

Esquema da Sequência Didática da Oficina: Tecendo argumentos [...]

Página reservada para as publicações dos artigos de opinião a serem produzidos pelos alunos.[...]

DEIXE SEU RECADO AQUI! Perguntas, dúvidas, críticas, não deixe de expressar sua opinião visite nosso bate papo![...]

Galeria de fotos da Oficina: Tecendo Argumentos Sequência didática Artigos de opinião Deixe seu recado!

Primeirissíma.(;

Bom diiiia!!!

Um novo dia começou agora.Junto com ele novos planos, muitos desejos... algumas ideias, boas intenções, pequenos (ou grandes) anseios e um objetivo.
Esse espaço foi criado com o intuito de ser utilizado como ferramenta de interação e difusor de opinião . É um dos primeiros passos na realização da metodologia de meu projeto de pesquisa em Linguística Aplicada que será desenvolvido em minha monografia este ano. Minha proposta é trabalhar o processo da construção do processo argumentativo no arigo de opinião escolar dos alunos da Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira por meio de uma transposição didática do gênero artigo jornalístico. Parto da ideia de um ensino de língua na perspectiva dos gêneros textuais com o objetivo de colaborar para a construção da tipologia argumentativa dos alunos de 3º ano da referida escola. A pesquisa aborda o conceito de língua como um "lugar de interação" como afirma KOCH(2007), aqui trataremos a língua viva, aquela que nos permite a comunicação no dia a dia, criaremos discursos de temas polêmicos, e divulgaremos nossas realizações. Convido os a trilharmos juntos essa caminhada para que possamos tirar "as pedras do caminho" e desvendarmos (quem sabe) o pensar do outro e a essência de nossas opiniões. Vamos juntos descobrirmos a dimensão de nossa proposta inicial, que se fundamenta no papel sociocomunicativo da linguagem, e que acredita que a criação de situações de produção de gêneros discursivos em sala de aula vem a contribuir significativamente para formação de indivíduos verdadeiramente hábitos a realização plena da cidadania.
O espaço está aberto a sugestões, críticas e opiniões de todos que por aqui passarem.
Deixo vocês com as palavras de Guimarães Rosa que definem bem esse início de caminhada.

" O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.. "

- Guimarães Rosa.

Divulgue esse post

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

0 comentários:

Postar um comentário

.
Tire sua dúvida:
.
.

'Ele entendida das coisas!

'Ele entendida das coisas!
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é CORAGEM..(Guimarães Rosa)
.
.

'Outros caminhos... outras histórias...