Visite nossa galeria de fotos! E fique por dentro de tudo que rola na Oficina de Produção Textual: Tecendo Argumentos[...]

Esquema da Sequência Didática da Oficina: Tecendo argumentos [...]

Página reservada para as publicações dos artigos de opinião a serem produzidos pelos alunos.[...]

DEIXE SEU RECADO AQUI! Perguntas, dúvidas, críticas, não deixe de expressar sua opinião visite nosso bate papo![...]

Galeria de fotos da Oficina: Tecendo Argumentos Sequência didática Artigos de opinião Deixe seu recado!

Dia das crianças

           Procurando saber como surgiu o dia das crianças, descobri que a data foi inventada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920, ou seja, a precisamente 90 anos atrás. A ideia surgiu  com o intituo de homenagiar a todas as criancinhas do Brasil. 
          O dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, um ano depois do Brasil ter sediado o 3º Congresso Sul-Americano da Criança na cidade do Rio de Janeiro, então capital de nosso país. Mas somente na década de 1960 foi que o dia passou a ser comemorado, isso depois de uma jogada de marketing da Fábrica de brinquedos Estrela em parceiria com  Johnson & Johnson que lançaram a "Semana do Bebê Robusto" no intuito de aumentar as vendas. O objetivo foi atingido e muitas outras empresas seguiram o exemplo.
         A data de comemoração do dia das crianças difere-se mundialmente,no entanto,  o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para ser  dia Universal das Crianças. A escolha da justifica-se por ter diso este dia no ano de 1959  a oficialização o documento  de Declaração dos Direitos da Criança que estabelece dentre outros direitos o que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.  
         É importante que aproveitamos bem o feriado. Que possamos pegar os álbuns de fotográfias  e nos delíciarmos com nossas lembranças sempre tão presentes. Ah! Que época boa a de nossa infância (digo por mim, mas digo no plural porque sei que você concorda comigo). Tinhamos apenas a obrigação de nossas tarefas de casa e isso era muita responsabilidade. Nos cansavámos, nos irritavamos com ela., mas cumpriamos mesmo reclamando do difícil trabalho que nos era imposto.
           O dia das crianças trazia consigo a espectativa do presente (sim muitas vezes no singular) e a temida avaliação de comportamento e respeito. Hoje as coisas ficaram mais acessiveis e muitas crianças se entopem de presentes e brinquedos nessa época (sem precisar da avaliação de bom comportamento). No entanto, não podemos fechar os olhos para a realidade que frequentemente bate a nossa porta. Muitas delas bem mais que, um carrinho ou uma boneca, precisam de pão e de um abraço. 

           
Trabalho infantil - Uma realidade
                                 Crianças introspectivas - outra realidade

           
Que sobre tudo elas não deixem de ser criança, de ter pureza e esperança. Que não deixem de acreditar em tudo que é simples, por não entenderem que vivem em um mundo muito complexo.



Divulgue esse post

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

1 comentários:

ELIAEL, O ANJO BRANCO

eu sempre pensei que tivesse alguma relação com a cruzada das crianças, pois segundo a wikipedia, esta cruzada tem muita referencia com o numero 12, mas só achei relação com o mes 10, a idade do pastor que guiou esta cruzada, mas por ser somente uma suspeita nunca a divulguei.

trechos da wikipedia em relação acruzada das crianças:

"A Cruzada das Crianças ou a Cruzada dos Inocentes é o nome dado a um conjunto de factos misturado com algumas fantasias que ocorreram no ano de 1212."

"No primeiro movimento, Nicholas, um pastor de apenas 10 anos, da Alemanha, conduziu um grupo através dos Alpes até à Itália, na primavera de 1212."

"O segundo movimento foi conduzido por um "jovem pastor" de 12 anos chamado Stephen de Cloyes que em Junho de 1212 afirmou ser portador de uma carta de Jesus para o rei de França."

esta é uma duvida que talvez nunca seja resolvida, mas por outro lado denuncia um dos crimes banais da igreja e o mais engraçado é que apesar dela pregar tanto contra o crime nunca foi punida pelos seus..

Postar um comentário

.
Tire sua dúvida:
.
.

'Ele entendida das coisas!

'Ele entendida das coisas!
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é CORAGEM..(Guimarães Rosa)
.
.

'Outros caminhos... outras histórias...